segunda-feira, 21 de maio de 2012

Palestra sobre meu livro

Nesse domingo dia 20 de maio de 2012, ministrei uma palestra a convite do GRUPO PINDORAMA (grupo de pessoas dedicadas ao estudo da antropologia), na Sociedade Antroposófica Brasil, sobre o meu livro: "A MEDICINA POPULAR NO CORDEL: MEIZINHAS, DOENÇAS E CURAS", um tratado de antropologia social.
Foram momentos de muita alegria, porque falei para interessados na orígem da raça humana e suas manifestações culturais e artísticas. Trabalhei a orígem da literatura de cordel à partir de lições da transmissão do conhecimento por meio da oralidade, desde seus primórdios, passando pela Idade Média, quando houve a expanção desse conhecimento e o aparecimento das orígens do cantador repentista (com o Trovador e o Menestrel). Mostrei as orígens das várias formas de organização de versos, que até hoje são conservados e cultuados pelos cantadores repentistas nordestinos. 
Ao termino do encontro, senti que deixei um interesse muito grande dos presentes em aprimorar seus conhecimentos sobre a literatura de cordel e os repentes (coisa que tratei resumidamente, pois o tema principal era a minha pesquisa que resultou no meu livro citado), o que motivará minha volta àquela sociedade de estudos para um novo encontro cultural como esse. O convite para minha volta foi feito logo que dei por finda essa palestra.
Agradeço a presença e o interesse dos que lá estiveram dizendo da minha emoção de ter passado momentos agradáveis de estudo de nossa cultura. Obrigado.   

3 comentários:

  1. Jorge, estou tentando seu email para um papo mas não tem como.

    ResponderExcluir
  2. IDERVAL TENÓRIO11 de junho de 2012 22:16
    O ESPORTE AMADOR PEDE SOCORRO








    O Esporte Amador pede socorro. As Olimpíadas na sua essência pedem socorro

    Sete séculos antes de Cristo em Olímpia na Grécia foram criados os jogos olímpicos, competições que perduraram até o século V depois de Cristo.

    No fim no século XIX em 1894 foi criado pelo Barão de Coubertin o Comitê Olímpico Internacional, que passou a administrar e dirigir as olimpíadas. Redigido uma carta com todas as suas diretrizes as Olimpíadas passaram a ser elos do bem entre as nações.

    O símbolo destes encontros passou a ser 05 anéis entrelaçados representando os cinco continentes e as suas cores, o fulcro destes encontros era patrocinar amadoristicamente a paz, o esporte, a juventude e a amizade entre os povos da terra, tanto que com a evolução foi necessário expandir os encontros aos esportes no gelo, esportes para os adolescentes e o esporte para os atletas com deficiência física, o fulcro era o Esporte Amador, o esporte nas escolas, nas fábricas e nos clubes, tudo patrocinado pelos poderes públicos em nome da Educação, da Paz, da Cultura e da União do Continente. Venciam os melhores estudantes, os melhores operários, os mais sadios, os países que mais investiam na Educação e na Cultura. As Olimpíadas existiam para alavancar a disseminação da cultura e a melhora da qualidade da vida no Universo.

    Veio o século XX e com ele a coisificação do homem, a mercantilização dos pensamentos, a patenteamentação das idéias e a homogeneização dos costumes em todo o universo humano, com estas idéias o mundo foi fatiado em dois blocos, o primeiro constituído dos países grandes pecuniariamente ,hegemônicos, os paises que mandam.os donos das tecnologias,os que consomem o Mundo atual,os donos da energia e do capital, o segundo bloco,apenas um tabuleiro para o G8, constituído do resto,os que alimentam,os que sustentam e trabalham para os primeiros,para os que manuseiam o tabuleiro do jogo . Com esta catástrofe artificial e maquiavélica as Olimpíadas ganharam cunho político e comercial, deixando de ser puramente de cunho amador, passando a ser patrocinadas pelos comitês políticos das nações do primeiro bloco e pelos comitês financeiros das grandes multinacionais, donas de mais de 70% da riqueza mundial, é o famigerado afunilamento do poder entre os povos, que em vez de patrocinarem a amizade, a paz, a união e o entendimento político na sua essência ,patrocinam muitas vezes o inverso,patrocinam o distanciamento ,o fosso entre as nações.

    Os jovens deixaram de praticar o esporte por prazer, as atividades saíram das Escolas e das Fábricas e migraram para Empresas, migraram para as clausuras do esporte em todas as nações civilizadas,migraram para o confinamento obrigando os atletas a serem super humanos, indo à exaustão física e psíquica desde a infância em algumas plagas, levando-os a um adoecimento seletivo com regras rígidas em nome da disciplina, muitas vezes com regras impostas em nome do poderio Político e Financeiro das Nações as quais representam,os atletas viraram verdadeiras máquinas descerebradas,viraram músculos programados.

    O esporte amador pede socorro, a profissionalização assassinou a Educação, a Cultura e a Paz entre as nações, mais um seguimento genuinamente do povo e para o povo foi entregue ao guloso e usurário poder econômico ,seguimento que paulatinamente empurra e encaminha o esporte para ser uma atividade de exclusão.


    Os bancos estatais, as empresas, os poderes públicos patrocinam à luz do sol o esporte comercial,o esporte profissional e esquecem os verdadeiros atletas que penam nos diversos estabelecimentos de educação deste pais e do mundo, tudo em nome do poder político e comercial, quando na verdade deveriam injetar estes fundos para a criação e recuperação de uma juventude sedenta e sem rumo.
    Sim ao esporte educação para todos e não ao esporte seletivo e pecuniário.

    Iderval Reginaldo Tenório
    QUERO A SUA OPINIÃO

    ResponderExcluir