terça-feira, 25 de outubro de 2011

Exposição no SESC CARMO

Veja a exposição de cordel que trata do tema ALIMENTAÇÃO. Está muito bonita e muito visitada. Acontece no SESC CARMO na capital paulista, na Rua do Carmo 147, região da Sé, centro. O título da exposição é sugestivo: "POESIA, PÃO DE POETAS: PEDACINHOS SABOROSOS DA LITERATURA DE CORDEL". Criei a exposição para abrir o seu apetite a ler no futuro meu livro sobre o tema.
Faço uma pesquisa em folhetos de cordel para encontrar versos que tratam de alimentação, buscando material para um livro sobre o assunto. A exposição mostra o que tratarei no livro.
Possuo uma coleção de folhetos de cordel (que se notabiliza pelo volume de exemplares originais, e não pelo tamanho da coleção) que se amplia todo dia, por isso convoco os autores cordelistas e criadores de xilogravuras, que me enviem suas criações. Como pesquisador interessado em literatura popular, exploro alguns temas para meus futuros livros dentro dessa literatura tão fantástica e farta. No trabalho com o livro "A MEDICINA POPULAR NO CORDEL: MEIZINHAS, DOENÇAS E CURAS", pesquisei em 3.000 folhetos para chegar a um material adequado à confecção do livro. Para escrever essa próxima obra pretendo ler um volume maior de folhetos e conhecer o trabalho de um número ampliado de poetas, para ter uma boa visão do que pensam sobre o tema pesquisado.
Você poeta criador de folhetos de cordel mande para mim o que criou, porque meu trabalho é dinâmico e outros temas me interessam pesquisar no futuro, para novos livros, tais como: religiosidade, misticismo, cangaço, valentia, poder, preconceito, meio ambiente, social, machismo, coronelismo e tantos outros. Vejo nessa literatura um armazém onde é guardado a memória popular brasileira e a verdadeira cor do Brasil.
Você interessado em ver a exposição, saiba que ela ficará no SESC CARMO até dia 30 de dezembro de 2011. E você que é poeta que cria folhetos de cordel, ou xilogravuras, se tiver interesse em colaborar com minhas pesquisas pode enviar suas criações para mim. Mantenha contato comigo que oriento para onde mandar o material. Eu agradeço.

Jorge Mello
Fones: (11) 5612 2390 /  (11) 9311 0497

Nenhum comentário:

Postar um comentário