terça-feira, 27 de setembro de 2011

Atividades

  • Estive em Fortaleza por um período de 10 dias, motivado pelo aniversário de 90 anos de meu pai. Vi amigos e, claro, procurei comer o que de melhor a capital alencarina oferece.
De volta ao batente, estou a todo vapor no trabalho, porque sou O CURADOR de uma exposição no SESC do Carmo em São Paulo, capital, sobre o tema ALIMENTAÇÃO no CORDEL.
Fui escolhido por ter escrito o livro A MEDICINA POPULAR NO CORDEL: MEIZINHAS, DOENÇAS E CURAS. A lieteratura de cordel é muito rica e nos oferece oportunidades de conhecer e trabalhar os mais variados temas: o misticismo, a religiosidade, o poder, o cangaço, a fantasia, a valentia, o preconceito dentre tantos outros temas.
A alimentação no cordel é um tema instigante. Ao ser contratado para essa curadoria e para a exposição, caí de boca no trabalho. Passei a ler os folhetos de meu acervo na procura do tema. Não pense que é fácil. Tenho que ler uma quantidade enorme de folhetos para saber se o tema é ali tratado e encontrando, separar esse folheto dos demais para no final após juntar um material suficiente, imaginar a exposição.
Será um evento muito grande: haverá capas de folhetos que serão projetadas nos ambientes internos da unidade do SESC do Carmo, como paredes, mesas de leitura e outros espaços. Haverá uma exposição de folhetos originais que tratam do tema, e também de xilogravuras originais. A unidade providenciará plaquetas onde serão impressos os textos e xilogravuras das capas que ficarão pendurados no teto de maneira que o interessado possa ler e admirar a beleza das capas, como forma de facilitar a leitura e a admiração das xilos pelo frequentador da unidade. Também haverá novidades que facilitem a leitura dos folhetos na biblioteca da unidade.
A exposição se iniciará no dia 13 de outubro próximo e ficará até final de dezembro.
Procurei mostrar o tema com a maior clareza explorando os versos criados pelo poeta autor dos folhetos, assim como apresentando o melhor de suas capas com o trabalho de xilogravuras e desenhos, tão próprios dessa literatura popular.
Espero que você leitor compareça e veja o trabalho.
Um abraço e deixe eu trabalhar, que tenho muito o que fazer para dar conta dessa empreitada.
Jorge Mello

Um comentário:

  1. Boa tarde Boa tarde Jorge Melo, eu estou percebendo
    Que este concurso nacional de cordéis promovido pelo
    CTN, deu uma sacudida neste modelo poético, pois
    Observo que no recantodasletras, um dos sites em que
    Posto meus poemas aumentou muito a postagem de
    Cordéis,e agora o SESC também resolve apostar nesta
    Exposição, e fico feliz com este movimento.
    Eu te desejo êxito total nesta curadoria.
    Um grande abraço, Poeta Miguel Jacó, Taubaté SP

    ResponderExcluir