terça-feira, 5 de abril de 2011

AMIGOS DA MPB

AMIGOS DA MPB TENTAM FAZER UMA ASSOCIAÇÃO

Um dia desses fui convidado para uma reunião na casa do fotógrafo Mário Thompson de Carvalho, o mais importante fotógrafo de capas de discos, CDs e DVDs do país, meu amigo há mais de 30 anos, para um encontro objetivando a criação da ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA MPB. Mário é o autor da foto de capa de dois de meus CDs: “MAIS QUE DE REPENTE” e “RIMA”. E eu sou um dos artistas fotografados por ele que consta do belíssimo livro de sua autoria “BEM TE VI – MUSICA POPULAR BRASILEIRA”, em dois volumes.
No convite feito a mim, justificaram que gostariam de minha presença não só por se tratar de artista da MPB, compositor de mais de uma centena de canções gravadas por grandes intérpretes, mas que também eu colaborasse naquele encontro com minha experiência de advogado especialista em Direitos Autorais. Assim fiz. Durante o encontro me manifestei informando e orientando os presentes sobre as formas de constituição de uma associação civil e tratei das diferenças entre uma ONG e uma OSCIP.
Compareceram muitas pessoas interessadas no tema, além dos artistas: Gerson Conrad, que fez parte do grupo, SECOS E MOLHADOS, Francisco Araújo (violonista), Zé Brasil e Silvia Helena (representantes do Rock Paulistano), Regis Soares (compositor cearense), Michel Feitosa (pianista) e eu (Jorge Mello), também presentes Produtores de eventos como Fernando Tibiriçá, e editores, como os representantes da empresa Edições ATLAS (Maurício Freitas e Josué), também o consultor cultural e elaborador de projetos Paulo Benevides. Também esteve presente o Deputado Estadual Carlos Giannazi, que foi o vice-presidente da CPI do ECAD no Estado de São Paulo e Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores do Estado de São Paulo, e autor de um PL que dá desconto no ICMS a ser pago pelos bares, restaurantes, casas noturnas e similares que incentivem a música ao vivo e que por via do Ministério Público Federal, acionou o Supremo com uma ação (ADFP) visando suspender vários artigos da Lei Federal 3.857/60, que criou a OMB (Ordem dos Músicos do Brasil).
O objetivo da Associação Amigos da MPB é a divulgação e promoção da música brasileira e também transmitir às novas gerações o trabalho feito pelos artistas que fizeram a história de nossa música. Também a instituição tem o “intuito de valorizar e viabilizar os trabalhos artísticos dos artistas e grupos culturais, especialmente dos compositores, cantores, instrumentistas, letristas, arranjadores e maestros, bem como profissionais e intelectuais que desenvolvem suas atividades com a música popular brasileira”.
No encontro foi pedido ao Deputado Carlos Giannasi que proponha na Assembléia Legislativa a implantação do dia 23 de abril como O DIA DA MPB, por ser a data do aniversário do Pixinguinha. Esse ao ser chamado a falar confirmou que tomará tal iniciativa.
Conversei demoradamente com várias pessoas antes do início do trabalho de apresentação da proposta da Associação dos Amigos da MPB realizada pelo Mário Thompson. Conversei em especial com o Deputado Giannasi me inteirando de suas idéias e ações a favor da MPB e informei sobre o Direito Autoral e as novas mudanças na Lei federal 9.610/98 que tanto se fala nos dias atuais. Também conversei demoradamente com Gerson Conrad sobre saídas para esse momento de tantas inovações na divulgação da música com a utilização de tecnologias como o MP3 e outros, e sobre a facilidade em baixar músicas numa utilização de obras de autor sem a devida autorização dos titulares dos direitos autorais facilitados pelo uso do computador e da internet.
A semente da associação foi lançada e saímos da casa do Mário Thompson com nova reunião agendada, para tratarmos mais profundamente do tema, ficando aquele encontro como um primeiro elo dessa corrente. No final muitos dos presentes cantaram e tocaram transformando a reunião em um bom e gostoso sarau onde pude matar a saudade da belíssima valsa “ABISMO DE ROSAS” composta aos 16 anos pelo mestre Canhoto (Américo Jacomino). Ouvimos essa valsa considerada obra prima para violão executada pelo solista/violonista Francisco Araújo. Inspirado pelo belíssimo solo, ao ser solicitado, também cantei canções que gravei e criei repentes, improvisando versos na hora sobre flagrantes da platéia. Viva a música popular brasileira!
Visite meus sites:
WWW.myspace.com/jorgemello
e WWW.jorgemello2.hpg.ig.com.br
e-mail: jorgemelo@ig.com.br
fones: 5612 2390 / 9311 0497

Nenhum comentário:

Postar um comentário