segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Release do livro A MEDICINA POPULAR NO CORDEL:meizinhas, doenças e curas

“A MEDICINA POPULAR NO CORDEL: meizinhas, doenças e curas”
Livro de Jorge Mello

O presente livro pretende ser mais um documento para zelar a memória do Brasil, por ser um trabalho que contém esse “complexo de experiências vividas por essa gente nacional”, no dizer de Gilberto Freire. O autor mostrou muita experiência ao escrevê-lo, por ser um estudioso da cultura popular, além de um compositor dos mais talentosos  da nossa música popular, com mais de uma centena de músicas de sua autoria gravadas por grandes intérpretes da MPB.
Jorge Mello percebeu em leituras de seu acervo de cordel, um grande interesse do autor de folhetos dessa literatura pelo tema saúde pública e por isso resolveu publicar o resultado de suas pesquisas que resultou livro. Após uma leitura cuidadosa e paciente de milhares de folhetos de cordel, o autor descobriu que são tantos os escritos sobre o tema que creditou tal fato a uma deficiência da máquina do poder, especialmente do Ministério da Saúde, porque não se faz presente nos rincões do país, onde estão os leitores dessa literatura. Esse grande interesse do poeta popular sobre o tema e essa necessidade de suprir a falta da presença do poder público junto à população rural de baixa renda, chamou a atenção do autor para o tema o que resultou nesse livro. O poeta popular é quem leva os conhecimentos de saúde pública a seus leitores, mesmo não sendo médicos nem pessoas dotadas de formação na área médica. É ele o poeta popular criador de folhetos de cordel, quem supre essa falha na presença do poder público junto a essas populações. Com isso ele preserva os conhecimentos milenares sobre a medicina natural, herdada de seus antepassados, distribuindo os conhecimentos sobre chás, ervas, raízeiros, garrafadas, enfim o conhecimento que havia nas populações negras escravas e nas culturas primitivas dos índios.
O mais interessante é que determinados folhetos com essas mensagens, tiveram vendagens fabulosas, provando que a população local carente de médicos e hospitais têm nesses poetas a única saída para a solução de seus problemas de saúde.
Vejamos um trecho do próprio livro: “Nosso trabalho não tem a pretensão de se tornar um tratado científico, mas pode ser um guia àqueles que no futuro se preocupem com o assunto, ajudando esses a encontrar as fontes assim como a entender como a medicina chega aos rincões desse Brasil continental, tão desprovido de médicos e hospitais, e necessitado de informações sobre a saúde da população”.
A presente obra é escrita como monografia, e como tal indica todas as fontes pesquisadas, inclusive apresentam uma vasta bibliografia dos folhetos citados, resultando numa obra rica de biografias dos poetas populares. De cada autor citado, nomeia suas criações e comenta sua obra como um todo, citando trechos daquelas obras que apresentam dados sobre o tema pesquisado.
No primeiro capítulo o leitor vai tomar conhecimento da história dessa literatura popular – literatura de cordel – com comentários dos maiores folcloristas e estudiosos que sobre ela escreveram, situando o cordel como um dos grandes veículos de comunicação de massa, mostrando sua trajetória e importância até nossos dias.
Como diz o escritor Fernando Jorge na apresentação do livro “Afirmo categoricamente, com A MEDICINA POPULAR NO CORDEL, MEIZINHAS, DOENÇAS E CURAS, o seu autor se inseriu entre os nossos grandes folcloristas e produziu uma obra clássica de gênero, que ficará de pé não apenas nas prateleiras das estantes, mas igualmente na posteridade, a fim de muito enriquecer a cultura das futuras gerações”.
Contatos com o autor:
Jorge Mello
Fone: (011) 5612 2390  /  (011) 9311 0497
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário